Ecobelt
Notícias

Flyingbelt, a mais extensa correia suspensa do mundo

9 de setembro de 2016

Artigo Minérios e Minerais

 

 A Sempertrans e a Agudio instalaram o Flyingbelt, a mais extensa correia suspensa do mundo

 

Para a expansão em Minas Gerais da fábrica de cimento Barroso, da Lafarge Holcim, foi necessário um projeto de correias transportadoras que correspondesse às exigências desafiantes do mais extenso sistema transportador “suspenso” do mundo, o “Flyingbelt”. Devido ao seu consagrado profissionalismo e credibilidade, a Lafarge Holcim Brasil e a Agudio (marca comercial da italiana Leitner S.p.A.) escolheram a Sempertrans como parceira para desenvolver uma correia transportadora para este projeto excepcional. Graças a um trabalho de equipe exclusivo e rigoroso com a Agudio e a Lafarge Holcim, a correia suspensa entrou com sucesso em funcionamento.

 Suspenso com cabos portadores através de 7,2 km e 18 torres, este inovador sistema transportador conduz 1.500 tph de calcário e argila desde a sede da fábrica de cimento da Lafarge Holcim, atravessando vales e várias áreas protegidas com vegetação densa sem nunca tocar o solo.

 As correias suspensas oferecem muitas vantagens, já que são opções mais rentáveis, eficientes e ecológicas em comparação com correias convencionais e transporte por caminhão. Para elaborar a correia adequada, a equipe de engenharia de aplicações teve que lidar com muitos desafios. “Um deles foi o das curvas de raio muito pequeno nas torres. Nós encontramos a solução perfeita na nossa correia Metaltrans, que apresenta uma exclusiva construção em carcaça de aço com um baixo módulo de elasticidade, de modo a alcançar um alongamento ideal, disse Eric Virbel, engenheiro de aplicações e processos da Sempertrans.    

 Ao todo, a Sempertrans forneceu 15.000 m desta especial correia transportadora, que foi posteriormente instalada por sua equipe técnica. Claude Crombez, diretor geral da SMFN, a empresa de serviços da Sempertrans sediada na França, disse: “A correia suspensa foi um dos projetos mais estimulantes nos meus 30 anos de experiência em emendas em comissionamentos de correias transportadoras. No entanto, desenvolver a tração, emenda e instalação de uma correia que se encontra suspensa a 50 m acima do solo não foi fácil. Para realizar este trabalho, a Sempertrans enviou seis técnicos ao local, os quais realizaram, junto com a equipe da Agudio, esta tarefa no tempo recorde de 75 dias, tendo executado 22 emendas. 

A equipe de serviços da Sempertrans instalou a correia transportadora no tempo recorde de 75 dias.

 150827_BF_Sempertrans_709_ret

 

 

 

Sempertrans Ecocleaner